VMs no Cloud Shell

Meus alunos sabem como gosto de powershell, e realmente essa ferramenta é capaz de agilizar muito do trabalho do administrador tanto em cenários on-premise quanto cenários de Cloud. Você não irá dominar o powershell de uma hora pra outra mas recomendo (recomendo muito) que dedique um tempo para aprender mais sobre essa poderosa ferramenta pois muitas funcionalidades só serão possíveis ou acessíveis através do powershell. É importante comentar sobre o poder que o powershell possui de criação de scripts para automatização de tarefas, sabe aquelas manhas que usávamos nos servidores? Podemos usar no Azure também.

Pra galera de curte infra e não consegue ficar sem um IAS separei alguns comando para usar no powershell para criação de VMs

Escolha o Windows Powershell

Se for a primeira vez que você utiliza essa ferramenta você será solicitado a criar um compartilhamento de arquivos no azure, isso é necessário para que você não perca as informações entre as sessões.
Clique em criar armazenamento para podermos continuar.

Seja bem vindo powershell. 😍 😍 😍

Primeiramente vamos criar um grupo de recursos para deixar tudo organizado.

New-AzResourceGroup -Name FinetLab01 -Location EastUS

Resource group criado! Agora vamos a criação da máquina virtual. Para a criação da maquina virtual usaremos o comando New-AzVM.

New-AzVm `
    -ResourceGroupName "FinetLab01" `
    -Name "VMAPP01" `
    -Location "East US" `
    -VirtualNetworkName "myVnet" `
    -SubnetName "mySubnet" `
    -SecurityGroupName "myNetworkSecurityGroup" `
    -PublicIpAddressName "myPublicIpAddress" `
    -OpenPorts 80,3389

Veja que após o comando você deverá informar um nome de usuário e senha pra VM.

Como você já deve imaginar esse comando vai demorar um pouco pois estamos criando a máquina virtual

Comando concluído? Agora podemos conferir o trabalho pronto

O grupo de recurso FinetLab01 foi criado junto com a VM VMAPP01 e todos os recursos necessários para o seu funcionamento.

Viu como é fácil criar suas Vms usando o Windows powershell?

Até o próximo artigo! ✌

Carlos Finet

Formado em redes de computadores pela faculdade Estácio de Sá. Membro da comunidade MTAC - Multiplatform Technical Audience Contributor. Possui as certificações Microsoft MCSA, MCSE, MCITP, MCT, MCTS, MCDST, MCP. Microsoft Certified Trainer (MCT) onde por mais de uma década preparou profissionais para aprovação em exames Microsoft. Proprietário da empresa de consultoria Finet www.finet.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: