Criando uma Imagem Personalizada de uma VM no Azure

Fala galera da nuvem! Nesse artigo iremos descrever como criar uma imagem personalizada de uma máquina virtual Windows 10 no Azure.

Acesse a máquina virtual já criada, via RDP.

Instalare todos os software necessários para padronização. Neste exemplo instalamos apenas o Google Chrome e o Teamviewer.

Execute o sysprep para generalizar a imagem do sistema operacional a ser capturado.

Utilize a opção “Enter System Out-of-Box Experience (OOBE)”, marque a opção “Generalize” e a opção “Shutdown” para desligamento.

Volte ao portal, inicie o processo de captura. No menu principal clique em CAPTURE.

Dê um nome a imagem capturada, no nosso caso “image-windwos10-chrome-teamviewer”, escolha o Resource Group, marque a opção para excluir automaticamente a máquina virtual, digite o nome da vm e clique em CREATE.

No Resource Group a VM foi excluída e a imagem foi criada, clique na imagem para efetuar o deploy.

Clique em Create VM para o deploy a partir da imagem.

A imagem “image-windows10-chrome-teamviewer” já vem selecionada, siga as instruções e crie a máquina virtual.

Aguarde o final do deployment.

Conecte na vm para acesso.

Ao acessar a vm verifique a instalação dos aplicativos personalizados.

A imagem ficará disponibilizada para distribuição em novas VMs ou em Scale Sets.

Um abraço pessoal e até a próxima.

Francisco Ferreira

Francisco Ferreira é MVP em Azure, formado em Tecnologia de Banco de Dados pela Estácio, pós-graduado em Arquitetura de Computação em Nuvem pela UFRN e faz parte da comunidade MTAC - Multiplatform Technical Audience Contributor. Possui as certificações Microsoft Certified: Azure Security Engineer Associate, Microsoft Azure Solutions Architect Expert, Microsoft Azure Administrator, MCSE Cloud Infrastructure, MSCSA, MCITP, MCT, MCTS, MCPS, MS, MTA, MCDST, MCP, EXIN Cloud Essentials, Citrix CCA e VMWare VCA. Possui 24 anos de experiência em Tecnologia da Informação, trabalhou 2 anos como Arquiteto de Soluções na Hybrid Datacenter, atua como professor na área de tecnologia e atualmente trabalha como Administrador de Redes da Miranda Computação em Natal-RN e Coordenador de Projetos da BNP Soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *