Dashboards no Azure

Os painéis ‘Dashboards’ no Azure, além de fáceis de configurar, oferecem visões consolidadas e gráficas de recursos do Azure para monitoramento em tempo real. É possível criar painéis com propósitos diferentes. Por exemplo: monitorar bancos de dados, monitorar VMs, criar painéis de segurança, acompanhar a disponibilidade e outros.

Para criar novos dashboards, acesse sua conta no Azure e clique no menu Dashboards.

Clique em ‘Novo painel’. Selecione os itens que deseja incluir no painel e defina um título para o dashboard.

Lembre-se de, após inserir os elementos no painel, será necessário clicar neles para configurar a telemetria.

Uma vez que o painel foi criado, é possível ‘fixar’ novos itens de monitoramento de forma simplificada. Para isto, acesse por exemplo, um webapp no Azure. Ao visualizar os gráficos do aplicativo, clique no item ‘fixar’ para que o gráfico seja incorporado e configurado automaticamente ao painel ativo. Veja:

Evoluindo mais o assunto, é possível personalizar gráficos existentes alterando filtros, melhorando as métricas e criando visões personalizadas. O importante é lembrar que ao final da customização, basta clicar no ‘pin’ para fixar o gráfico no painel do Azure.

Compartilhar um dashboard

Para disponibilizar o painel a outros usuários do AD do Azure, você pode compartilhá-los. Para isto, você precisa publicar o painel como um recurso do Azure.

  1. Selecione compartilhar do cabeçalho da página. O compartilhamento + controle de acesso formulário é exibido.
  2. Verifique se o nome do painel correto é mostrado.
  3. Selecione o nome da assinatura. Os usuários com acesso à assinatura podem usar o painel compartilhado. Acesso aos recursos representados por blocos individuais é determinado pelo controle de acesso baseado em função do Azure.
  4. Marque a caixa de seleção para publicar esse painel para o grupo de recursos ‘painéis’ para a assinatura selecionada. Ou, desmarque a caixa de seleção e escolha publicar em um grupo de recursos existente em vez disso.
  5. Selecione Publicar.

Rubens Guimaraes

CEO na eSeth Tecnologia, CTO no Azure Academy. Desenvolve projetos de tecnologia de ponta para empresas de porte, instituições financeiras, redes de franquias, indústrias e marcas reconhecidas na América Latina, EUA e Europa. MVP Microsoft Azure, Especialista em Computação na Nuvem e Mentor de Startups em Projetos e Hackathons da Microsoft, Google, Cubo, IBM e ONU. Participa de debates e interações diretas com os engenheiros de produtos em Redmond, na central da Microsoft. Nos últimos anos tem ajudado marcas a desenvolver projetos de tecnologia e comunicação de forma eficiente atingindo nichos de mercado, desenvolvendo estratégias de diferenciação e criando soluções robustas. Engenheiro de Software com especialização na Academia Latino-Americana de Segurança da Informação. Especialização em Stanford University. Palestrante de grandes audiências em eventos no Brasil e exterior. Reconhecimentos e homenagens em projetos para o Exército Brasileiro, Polícia Militar, Governo e Universidades. Mais de 100 certificações e Títulos no Brasil e exterior. Reconhecimentos por desenvolver metodologias e materiais didáticos de tecnologias e processos para redes de ensino que formam mais de 100.000 profissionais por ano. Participa de Grupos de Estudos e Pesquisas de tecnologias da NASA. Especialista em mais de 30 linguagens de programação, tecnologias de design, navegabilidade intuitiva, performance e segurança. Autor de mais de 150 livros e materiais de ensino de cursos de informática e preparação profissional - franchising. Fundador da Comunidade Técnica Azure Brasil e um dos principais influenciadores de Transformação Digital da América Latina. Mais de 8000 horas em treinamentos ministrados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: