Migrando seu ambiente para o Azure na prática – III – Azure Migrate e Site Recovery

Para utilizar o Azure Migrate, instale esse serviço em sua conta no Azure por meio do Marketplace.

O Azure Migrate permite a avaliação, o planejamento e a migração de ambientes ou recursos isolados por meio de agentes que podem ser baixados para o servidor local.

O exemplo a seguir demonstra os principais agentes de avaliação para migração de servidores.

Após a instalação e ativação do agente, é possível exibir o resultado da coleta dos logs de análise diretamente no Azure Migrate, ajudando, assim, a avaliar a compatibilidade e os recursos necessários para as migrações. Além das ferramentas de avaliação, é possível utilizar as ferramentas de importações para movimentar os recursos para o Azure. Agentes e serviços de terceiros (ISVs) geralmente possuem custo, enquanto a maioria dos agentes Microsoft é de uso gratuito. Vale a pena verificar antes do uso nos links diretamente dentro do Azure Migrate.

Azure Recovery Services

O Azure Recovery Services foi criado originalmente como um serviço de Disaster Recovery, com o objetivo de manter máquinas virtuais ativas e espelhadas em real time na Nuvem, porém o serviço ganhou grande popularidade como estratégia de migração de VMs. Isso porque, além da praticidade, essa ferramenta é capaz de manter a sincronização entre alterações nas VMs (Azure e on-premises) durante o processo em que o serviço está ativo.

1- Instale um novo cofre do Recovery Services na sua conta do Azure.

2- Abra o serviço instalado e clique em Infraestrutura do Site Recovery. Verifique as configurações necessárias de acordo com o tipo de ambiente.

Para configurar a importação de uma VM do tipo Hyper-V, por exemplo, será necessário criar a rede de destino no Azure e uma conta de armazenamento. Já no ambiente local, será necessário configurar o agente fornecido pelo cofre.

Veja os passos:

  1. Acesse o cofre e clique no ícone de introdução do Assistente do Site Recovery:
  1. Selecione Preparar a Infraestrutura.
  2. Em Meta de proteção > Em que local os seus computadores estão?, selecione Local.
  3. Em Para qual deseja replicar os seus computadores?, selecione Para o Azure.
  4. Em Os seus computadores estão virtualizados?, selecione Sim, com o Hyper-V.
  5. Em Você está usando o VMM do System Center para gerenciar seus hosts Hyper-V?, selecione Não.

Defina as configurações de origem.

Baixe o instalador do Provedor do Microsoft Azure Site Recovery e a chave do registro do cofre. Você precisa dessa chave para instalar o Provedor. Instale e configure o agente. Após esse processo, retorne ao Azure e configure a guia de destino. Defina também a política de replicação.

Se tudo estiver ok, basta ativar a replicação para que ela seja iniciada.

Mais informações disponíveis em: https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/site-recovery

Gostou?

Bem, você já deve ter notado que migração é um assunto amplo. A dica é começar por algo ou por uma parte do seu projeto e ir compreendendo as possibilidades aos poucos. O mesmo ocorre com a verificação de custos e o consumo de recursos. Nada melhor do que a prática e o tempo para desenvolver experiência.

Bons estudos e boas novas experiências com migrações!

Rubens Guimaraes

CEO na eSeth Tecnologia, CTO no Azure Academy. Desenvolve projetos de tecnologia de ponta para empresas de porte, instituições financeiras, redes de franquias, indústrias e marcas reconhecidas na América Latina, EUA e Europa. MVP Microsoft Azure, Especialista em Computação na Nuvem e Mentor de Startups em Projetos e Hackathons da Microsoft, Google, Cubo, IBM e ONU. Participa de debates e interações diretas com os engenheiros de produtos em Redmond, na central da Microsoft. Nos últimos anos tem ajudado marcas a desenvolver projetos de tecnologia e comunicação de forma eficiente atingindo nichos de mercado, desenvolvendo estratégias de diferenciação e criando soluções robustas. Engenheiro de Software com especialização na Academia Latino-Americana de Segurança da Informação. Especialização em Stanford University. Palestrante de grandes audiências em eventos no Brasil e exterior. Reconhecimentos e homenagens em projetos para o Exército Brasileiro, Polícia Militar, Governo e Universidades. Mais de 100 certificações e Títulos no Brasil e exterior. Reconhecimentos por desenvolver metodologias e materiais didáticos de tecnologias e processos para redes de ensino que formam mais de 100.000 profissionais por ano. Participa de Grupos de Estudos e Pesquisas de tecnologias da NASA. Especialista em mais de 30 linguagens de programação, tecnologias de design, navegabilidade intuitiva, performance e segurança. Autor de mais de 150 livros e materiais de ensino de cursos de informática e preparação profissional - franchising. Fundador da Comunidade Técnica Azure Brasil e um dos principais influenciadores de Transformação Digital da América Latina. Mais de 8000 horas em treinamentos ministrados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: