Migrando seu ambiente para o Azure na prática – III – Azure Migrate e Site Recovery
Para utilizar o Azure Migrate, instale esse serviço em sua conta no Azure por meio do Marketplace.
O Azure Migrate permite a avaliação, o planejamento e a migração de ambientes ou recursos isolados por meio de agentes que podem ser baixados para o servidor local.
O exemplo a seguir demonstra os principais agentes de avaliação para migração de servidores.
Após a instalação e ativação do agente, é possível exibir o resultado da coleta dos logs de análise diretamente no Azure Migrate, ajudando, assim, a avaliar a compatibilidade e os recursos necessários para as migrações. Além das ferramentas de avaliação, é possível utilizar as ferramentas de importações para movimentar os recursos para o Azure. Agentes e serviços de terceiros (ISVs) geralmente possuem custo, enquanto a maioria dos agentes Microsoft é de uso gratuito. Vale a pena verificar antes do uso nos links diretamente dentro do Azure Migrate.
Azure Recovery Services
O Azure Recovery Services foi criado originalmente como um serviço de Disaster Recovery, com o objetivo de manter máquinas virtuais ativas e espelhadas em real time na Nuvem, porém o serviço ganhou grande popularidade como estratégia de migração de VMs. Isso porque, além da praticidade, essa ferramenta é capaz de manter a sincronização entre alterações nas VMs (Azure e on-premises) durante o processo em que o serviço está ativo.
1- Instale um novo cofre do Recovery Services na sua conta do Azure.
2- Abra o serviço instalado e clique em Infraestrutura do Site Recovery. Verifique as configurações necessárias de acordo com o tipo de ambiente.
Para configurar a importação de uma VM do tipo Hyper-V, por exemplo, será necessário criar a rede de destino no Azure e uma conta de armazenamento. Já no ambiente local, será necessário configurar o agente fornecido pelo cofre.
Veja os passos:
- Acesse o cofre e clique no ícone de introdução do Assistente do Site Recovery:
- Selecione Preparar a Infraestrutura.
- Em Meta de proteção > Em que local os seus computadores estão?, selecione Local.
- Em Para qual deseja replicar os seus computadores?, selecione Para o Azure.
- Em Os seus computadores estão virtualizados?, selecione Sim, com o Hyper-V.
- Em Você está usando o VMM do System Center para gerenciar seus hosts Hyper-V?, selecione Não.
Defina as configurações de origem.
Baixe o instalador do Provedor do Microsoft Azure Site Recovery e a chave do registro do cofre. Você precisa dessa chave para instalar o Provedor. Instale e configure o agente. Após esse processo, retorne ao Azure e configure a guia de destino. Defina também a política de replicação.
Se tudo estiver ok, basta ativar a replicação para que ela seja iniciada.
Mais informações disponíveis em: https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/site-recovery
Gostou?
Bem, você já deve ter notado que migração é um assunto amplo. A dica é começar por algo ou por uma parte do seu projeto e ir compreendendo as possibilidades aos poucos. O mesmo ocorre com a verificação de custos e o consumo de recursos. Nada melhor do que a prática e o tempo para desenvolver experiência.
Bons estudos e boas novas experiências com migrações!