Migrando seu ambiente para o Azure na prática – Parte II: Storage e Banco de Dados

Para você que leu o primeiro artigo desta série, agora vamos compreender como utilizar algumas ferramentas de migração na prática.

Migrando storage

Para migrar storages e repositórios de dados de sistemas para contas de armazenamento no Azure, você pode utilizar o Microsoft Storage Explorer, um assistente visual de fácil utilização com recursos de upload e download de arquivos de contas de armazenamento no Azure.

Para utilizar:
– Instale uma conta de armazenamento no Azure.

  • Crie um contêiner dentro do espaço de blobs, por exemplo.
  • Clique no botão ‘Open in Explorer’, localizado na barra superior da sua conta de armazenamento, para fazer o download do assistente.

Após a instalação, abra o Microsoft Storage Explorer e crie uma nova conexão com sua conta do Azure.

Note que é possível realizar uploads e downloads para o contêiner criado, espaços de Dala Lake, armazenamentos do Cosmos DB e outros tipos de repositórios de arquivos no Azure.

Dica: existem outras ferramentas, serviços e técnicas utilizadas para a migração e movimentação de arquivos no Azure. Uma delas é o azcopy, bastante popular entre os usuários que preferem orquestrações por linha de comando. Saiba mais em:

https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/storage/common/storage-use-azcopy-v10

Assistentes de migração de bancos de dados

Quando a necessidade é realizar migrações de bancos de dados para o Azure mantendo ou convertendo tecnologias, a dica é utilizar os assistentes disponíveis no Azure. O link a seguir exibe uma guia completa para migração de tecnologias de bancos de dados e as ferramentas indicadas para cada caso: https://datamigration.microsoft.com

Utilize o Data Migration Assistant (DMA) para migrações de SQL Server. Esse aplicativo é bastante intuitivo e fácil de configurar. Basta parametrizar a fonte e a instância de destino, e o assistente verifica a compatibilidade, além de realizar a importação de tabelas, procedures, funções e demais configurações.

Outras ferramentas que podem ajudar em migrações de bancos de dados:

– Azure Data Factory.
– Azure Migrate.
– Restore de backup durante a instalação de uma nova instância. Veja:

– DTS no SQL Server Management Studio. Veja:

– Scripts para movimentações em Data Lake e Databricks.

– Entre outras técnicas.

Um link que merece a atenção e exibe serviços compatíveis para diferentes arquiteturas é:

https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/dms/dms-tools-matrix

Gostou? Então não perca o próximo artigo desta série onde vamos falar sobre migração da infra para o Azure.

Bons estudos e até lá!

Rubens Guimaraes

CEO na eSeth Tecnologia, CTO no Azure Academy. Desenvolve projetos de tecnologia de ponta para empresas de porte, instituições financeiras, redes de franquias, indústrias e marcas reconhecidas na América Latina, EUA e Europa. MVP Microsoft Azure, Especialista em Computação na Nuvem e Mentor de Startups em Projetos e Hackathons da Microsoft, Google, Cubo, IBM e ONU. Participa de debates e interações diretas com os engenheiros de produtos em Redmond, na central da Microsoft. Nos últimos anos tem ajudado marcas a desenvolver projetos de tecnologia e comunicação de forma eficiente atingindo nichos de mercado, desenvolvendo estratégias de diferenciação e criando soluções robustas. Engenheiro de Software com especialização na Academia Latino-Americana de Segurança da Informação. Especialização em Stanford University. Palestrante de grandes audiências em eventos no Brasil e exterior. Reconhecimentos e homenagens em projetos para o Exército Brasileiro, Polícia Militar, Governo e Universidades. Mais de 100 certificações e Títulos no Brasil e exterior. Reconhecimentos por desenvolver metodologias e materiais didáticos de tecnologias e processos para redes de ensino que formam mais de 100.000 profissionais por ano. Participa de Grupos de Estudos e Pesquisas de tecnologias da NASA. Especialista em mais de 30 linguagens de programação, tecnologias de design, navegabilidade intuitiva, performance e segurança. Autor de mais de 150 livros e materiais de ensino de cursos de informática e preparação profissional - franchising. Fundador da Comunidade Técnica Azure Brasil e um dos principais influenciadores de Transformação Digital da América Latina. Mais de 8000 horas em treinamentos ministrados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: