O que são as Azure Spots

Fala galera da nuvem! O Azure Spot, ou vms pontuais, é uma nova funcionalidade para redução de custos e utilização de capacidade não usada por máquinas virtuais no Azure.

O uso de VMs pontuais permite que você tire proveito de nossa capacidade não utilizada a uma economia de custo significativa. A qualquer momento, quando o Azure precisar da capacidade de volta, a infraestrutura do Azure removerá as VMs pontuais. Portanto, as VMs pontuais são ótimas para cargas de trabalho que podem lidar com interrupções como trabalhos de processamento em lotes, ambientes de desenvolvimento/teste, grandes cargas de trabalho de computação e muito mais.

No momento da criação da máquina virtual a opção de Instância do Azure Spot é visualizada (figura abaixo).

A qualquer momento o Azure pode requerer os recursos disponíveis novamente e desligará a máquina virtual, avisando 30 segundos antes.

O administrador da máquina virtual pode definir duas opções de remoção: por capacidade ou por preço e capacidade. Por preço ou capacidade o Azure desligará a máquina virtual quando o preço limite for alcançado.

O Azure Spot é ideal para projetos temporários ou ambientes de desenvolvimento e/ou teste, elas não tem suporte ao seguintes tamanhos: B, e versões promocionais como DV2, NV, NC, e H, além de não estarem disponíveis em todas as asssinaturas/regiões.

Para mais detalhes acesse:
https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/virtual-machines/windows/spot-vms

Francisco Ferreira

Francisco Ferreira é MVP em Azure, formado em Tecnologia de Banco de Dados pela Estácio, pós-graduado em Arquitetura de Computação em Nuvem pela UFRN e faz parte da comunidade MTAC - Multiplatform Technical Audience Contributor. Possui as certificações Microsoft Azure Administrator, MCSE Cloud Infrastructure, MSCSA, MCITP, MCT, MCTS, MCPS, MS, MTA, MCDST, MCP, EXIN Cloud Essentials, Citrix CCA e VMWare VCA. Possui 24 anos de experiência em Tecnologia da Informação, trabalhou 2 anos como Arquiteto de Soluções na Hybrid Datacenter, atua como professor na área de tecnologia e atualmente trabalha como Administrador de Redes da Miranda Computação em Natal-RN.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: