Templates do Azure

Fala galera da nuvem! Uma das grandes vantagens de usar a nuvem é a possibilidade de usar infraestrutura como código nos processos de automação. Mesmo através do portal do Azure podemos utilizar templates para agilizar processos de criação de serviços complexos que durariam minutos ou horas para serem criados manualmente.

No Azure podemos criar os nossos próprios templates ou utilizar os templates já disponibilizados pela comunidade. A partir do Azure Resource Manager (ARM) foi possível a implantação de diversos serviços e suas dependências usando modelos (os templates).

No site Azure Quickstart Templates temos vários modelos disponibilizados pela comunidade para utilização.

Abra https://azure.microsoft.com/en-us/resources/templates/

Lá encontramos mais de 800 modelos de implantação.

E de lá mesmo podemos fazer o seu deploy no Azure. Escolhemos esse modelo que cria um web app com Python habilitado.

Ao clicar em Deploy to Azure o Quickstart Template faz uma conexão no Azure e disponibiliza opções para implantação do modelo, nesse caso o Plano de serviço, nome do site, a SKU utilizada, além dos básicos, subscription, resource group e location.

Este mesmo processo pode ser feito através do portal do Azure, na busca digite Deployment, e ele trará o Custom Deployment do Azure.

No Custom Deployment o Azure acessa o mesmo Github onde estão armazenados os templates do Azure Quickstart Templates, basta escolher e fazer o deploy.

Os templates são baseados em Json e podem ser edidatos e criados a partir de um modelo ou criados do zero.

Para mais detalhes acesse abaixo:

https://docs.microsoft.com/en-us/azure/azure-resource-manager/templates/template-syntax

Francisco Ferreira

Francisco Ferreira é MVP em Azure, formado em Tecnologia de Banco de Dados pela Estácio, pós-graduado em Arquitetura de Computação em Nuvem pela UFRN e faz parte da comunidade MTAC - Multiplatform Technical Audience Contributor. Possui as certificações Microsoft Azure Administrator, MCSE Cloud Infrastructure, MSCSA, MCITP, MCT, MCTS, MCPS, MS, MTA, MCDST, MCP, EXIN Cloud Essentials, Citrix CCA e VMWare VCA. Possui 24 anos de experiência em Tecnologia da Informação, trabalhou 2 anos como Arquiteto de Soluções na Hybrid Datacenter, atua como professor na área de tecnologia e atualmente trabalha como Administrador de Redes da Miranda Computação em Natal-RN.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: