O que não pode faltar em seu Resource Group

Para tirar o melhor proveito dos grupos de recursos separei algumas dicas que não poderão ficar de fora do seu dia-a-dia.

Organização é tudo

Se voce for organizado o grupo de recursos será o seu maior aliado. Tenha seus recursos organizados por projeto. Por exemplo um grupo de recursos para o site Azure Experts

Dentro do “Grupo de recursos” teremos todos os recursos necessários para o funcionamento do site.  Dessa forma ficará mais fácil de localiza-los até mesmo para outros administradores. E por falar em outros administradores esse será o tema para o próximo item da lista.

Controle o acesso

Através do controle de acesso ou simplesmente IAM você poderá atribuir funções a outros colaboradores. As permissões definidas nesse nível são atribuídas ao Grupo de recursos especifico, caso tenha outros grupos de recursos em sua assinatura essa configuração não irá afeta-los.  

Temos diversas funções, algumas serão bem abrangentes como o proprietário e o contributor que terão permissão em todos os recursos dentro do grupo, outras são mais especificas como é o caso do Azure Sentinel Reader que permite a leitura de dados do Azure Sentinel e mais nenhum recurso do grupo.

Fica a dica: Se tiver que conceder acesso, atribua a função mais restritiva e evite problemas.

Fique de olho!

 Em um grupo de recursos na sessão Implantações você poderá verificar o registro de todas as implantações realizadas em seu grupo de recursos. Uma forma fácil de auditar suas implantações.

Opa! Foi sem querer !

Problemas acontecem não é mesmo? Já excluiu algo que não era para ser excluído?

Quando se usa uma conta de administrador você acaba tendo muitos privilégios, inclusive o de excluir recursos. Para recursos críticos você pode usar o bloqueio para literalmente afastar a possibilidade de exclusão acidental. Além da opção que bloqueia a exclusão você também pode usar a permissão somente leitura para seu grupo de recursos.

Mantenha seus custos sob controle

Você pode verificar o quanto cada grupo de recursos está consumindo da sua assinatura facilmente através do Gerenciamento de custos. Através dessa sessão você poderá planejar e controlar seus custos com as ferramentas Analise de custo, alerta de custo e orçamento.

Monitore sempre (alertas)

Identifique e resolva problemas antes mesmo que os usuários possam identifica-los. Com o monitoramento você poderá receber alertas sempre que uma condição pré-definida seja identificada. Você poderá receber alertas de Valores métricos, Consultas da pesquisa de logs, Eventos do log de atividades, Integridade da plataforma subjacente do Azure, Testes de disponibilidade do site

Não é mais necessário?Exclua!

Chega um momento em que o grupo de recursos passa a não ser mais necessário e para reduzir custos você terá que exclui-lo. Se você seguiu a recomendação de organizar todos os recursos do projeto dentro do mesmo grupo de recursos e se certificou de que realmente não será mais necessário, basta excluir o grupo e dessa forma todos os recursos associados a ele serão excluídos também. Simples assim!

Carlos Finet

Formado em redes de computadores pela faculdade Estácio de Sá. Membro da comunidade MTAC - Multiplatform Technical Audience Contributor. Possui as certificações Microsoft MCSA, MCSE, MCITP, MCT, MCTS, MCDST, MCP. Microsoft Certified Trainer (MCT) onde por mais de uma década preparou profissionais para aprovação em exames Microsoft. Proprietário da empresa de consultoria Finet www.finet.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: