Instalar WordPress com CDN no Azure (Parte 3)

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Vamos a nossa parte 3 deste tutorial, se você perdeu os artigos anteriores, pode conferir a parte 1 aqui e a parte 2 aqui:

Agora que nossa estrutura já está montada, vamos subir nossa CDN para hospedar as imagens do WordPress. Para isso, vamos acessar o portal do Azure e ir na nossa conta de armazenamento, no canto esquerdo no item “Serviço de Blob” vamos selecionar “Azure CDN”:

Vamos preencher as informações, o item a se atentar é o tipo de preço.

No tipo de preço*, você pode selecionar entre 3 provedores: Microsoft, Verizon e Akamai. Dentre eles pelo custo/benefício recomendo Akamai, porém nesse tutorial vamos utilizar o Microsoft.

*Pode consultar mais informações sobre valores neste link

Preenchidas as informações, vamos criar nosso ponto de extremidade. Após a instalação vai aparecer o recurso para você:

Nosso CDN está configurado, os arquivos que estavam dentro do contêiner agora estarão disponíveis pela url do CDN. No próximo passo vamos ir até nosso WordPress e nas configurações “Microsoft Azure Storage Settings” e vamos adicionar a url de nosso CDN:

As próximas imagens que você fizer upload, já estarão com o link CDN, conforme imagem abaixo:

Se colocar a url no navegador verá que vai abrir direto o link do CDN:

No final, seu grupo de recursos terá deverá aparecer todos esses itens, incluindo a storage account e o CDN:

Sua estrutura está pronta e agora terá um melhor desempenho no carregamento das páginas

Nos vemos nos próximos posts

Até mais 😉

Jackson Martins

Engenheiro de soluções na bnp, realizou projetos de azure para o governo de são paulo além de outras instituições públicas e empresas privadas de médio e grande porte. Instrutor convidado pelo senac e palestrante da comunidade azure brasil, também realiza projetos sociais ensinando sobre tecnologia em comunidades carentes. Especialista em infraestrutura, com 11 anos de experiencia na área, possui certificações de diversas tecnologias, incluindo microsoft azure. Administra ambientes de missão crítica, como hospitais e companhia de saneamento básico e já realizou migração da operação de diversos clientes que hoje trabalham 100% em nuvem. Já atuou como coordenador de suporte, administrador de redes e coordenador de projetos, tendo atuado como engenheiro de soluções em nuvem focado em azure nos últimos 3 anos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: