Ajuste automático de desempenho – SQL do Azure

O ajuste automático é uma propriedade bastante comentada para instancias SQL do Azure. Com uma simples ativação, é possível habilitar o estudo e automação de ajuste de desempenho com base no consumo do banco de dados.

Para habilitar o ajuste automático em um banco de dados individual, navegue para o banco de dados no portal do Azure e selecione Ajuste automático.

As configurações de ajustes automático individuais podem ser definidas separadamente para cada banco de dados. Manualmente, você pode configurar uma opção de ajuste automático individual ou especificar que uma opção herde as configurações do servidor.

T-SQL

Para habilitar o ajuste automático em um único banco de dados por meio de T-SQL, conecte-se ao banco de dados e execute a seguinte consulta:

ALTER DATABASE current SET AUTOMATIC_TUNING = AUTO | INHERIT | CUSTOM

ou o comando a seguir para configurar bancos de dados individuais:

ALTER DATABASE current SET AUTOMATIC_TUNING (FORCE_LAST_GOOD_PLAN = ON, CREATE_INDEX = DEFAULT, DROP_INDEX = OFF)

O ajuste automático aprende horizontalmente com todos os bancos de dados do Azure por meio de inteligência artificial e aprimora de modo dinâmico suas ações de ajustes. Quanto mais longa é a execução do Banco de Dados SQL do Azure com o ajuste automático ligado, melhor se torna seu desempenho.

Rubens Guimaraes

CEO na eSeth Tecnologia, CTO no Azure Academy. Desenvolve projetos de tecnologia de ponta para empresas de porte, instituições financeiras, redes de franquias, indústrias e marcas reconhecidas na América Latina, EUA e Europa. MVP Microsoft Azure, Especialista em Computação na Nuvem e Mentor de Startups em Projetos e Hackathons da Microsoft, Google, Cubo, IBM e ONU. Participa de debates e interações diretas com os engenheiros de produtos em Redmond, na central da Microsoft. Nos últimos anos tem ajudado marcas a desenvolver projetos de tecnologia e comunicação de forma eficiente atingindo nichos de mercado, desenvolvendo estratégias de diferenciação e criando soluções robustas. Engenheiro de Software com especialização na Academia Latino-Americana de Segurança da Informação. Especialização em Stanford University. Palestrante de grandes audiências em eventos no Brasil e exterior. Reconhecimentos e homenagens em projetos para o Exército Brasileiro, Polícia Militar, Governo e Universidades. Mais de 100 certificações e Títulos no Brasil e exterior. Reconhecimentos por desenvolver metodologias e materiais didáticos de tecnologias e processos para redes de ensino que formam mais de 100.000 profissionais por ano. Participa de Grupos de Estudos e Pesquisas de tecnologias da NASA. Especialista em mais de 30 linguagens de programação, tecnologias de design, navegabilidade intuitiva, performance e segurança. Autor de mais de 150 livros e materiais de ensino de cursos de informática e preparação profissional - franchising. Fundador da Comunidade Técnica Azure Brasil e um dos principais influenciadores de Transformação Digital da América Latina. Mais de 8000 horas em treinamentos ministrados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: